19/04/16

Entrevista a um Ex-atleta GCVR, parte 2


1. Identifica-te
Carlos Fernandes Mesquita Queirós, Ortopedista, a residir no Porto.

2. Em que é que o GCVR/Equipa de Natação te ajudou a ser aquilo que és hoje, a nível pessoal e a nível profissional?
Cresci no GCVR. O GCVR não só me ajudou, como me criou. Como pessoa, companheiro, amigo. A nível profissional ajuda-nos a perceber que apenas com esforço, determinação e sacrifício é que chegamos aos nossos objetivos.

3. Quais os maiores ensinamentos que retiraste do facto de teres praticado natação de competição?
A natação é um desporto individual por excelência e por isso obriga-nos a concentrar durante bastante tempo seguido na mesma tarefa, obriga-nos a todos os dias conseguirmos superar-nos e tentar fazer melhor que ontem. Embora seja um desporto solitário, ensina-nos a ser solidários, vemos diariamente as pessoas que estão ao nosso lado a lutar o mesmo que nós, e na altura das provas não conseguimos deixar de torcer por eles, sofrer tanto como eles e festejar se for possível mais que eles. Formam-se verdadeiras amizades.

4. Quais são as melhores recordações que guardas desse tempo?
A convivência com os colegas, as brincadeiras dentro e fora do balneário, as amizades que se formaram, que ainda hoje resistem a qualquer distância ou tempo. Os estágios e competições fora de casa eram sem dúvida o ponto alto, pelo tempo que passávamos juntos.

5. Costumas acompanhar os resultados do GCVR?
Quase sempre. A amizade que tenho não só com os atletas mais novos mas também com os responsáveis Prof. João Matos, o Prof Luís Pinto, e agora o Prof "Jon", fazem com que tente arranjar um tempinho se as competições forem perto, e agora que as provas nacionais dão na TV, até em diferido consigo ver as toucas vermelhas a brilharem.

6. Que conselhos dás aos atletas mais novos?

Aos atletas mais novos a única coisa que posso dizer é para se tentarem divertir com os treinos, não é preciso que os treinos sejam uma chatice, de cabeça dentro de água sem falar com ninguém, em cada série tentem fazer melhor, mais rápido, tentem ganhar ao da frente, ao do lado, fugir do que está atrás, no final brinquem com essa competição, é muito difícil sem te divertires nos treinos que consigas algum dia encarar 8 ou 9 treinos por semana de várias horas.

Sem comentários: