07/12/15

ANA SOFIA LEITE COM PARTICIPAÇÃO HISTÓRICA NO EUROPEU DE PISCINA CURTA EM ISRAEL


A atleta Ana Sofia Leite do Ginásio Clube Vila Real competiu no Campeonato Europeu de Piscina Curta, realizado em Netanya (Israel) entre 2 e 6 de Dezembro, em representação da Selecção Nacional Absoluta de Portugal. Este foi um marco histórico para a atleta e para o clube, que começou a ser escrito em Junho deste ano quando a nadadora vila-realense conquistou por mérito próprio o passaporte para esta competição ao melhorar o Recorde Nacional dos 50 metros Costas que já estava na sua posse e obtendo desta forma mínimos para o Campeonato Europeu. Desta forma, Ana Sofia Leite tornou-se na primeira nadadora vila-realense a garantir a participação num Campeonato Europeu o que é um feito magnifíco para esta jovem que se dedica à modalidade desde tenra idade e conhece agora o ponto mais alto da sua carreira.
Em Israel, a nadadora do GCVR competiu em quatro provas individuais (50 Livres, 100 Livres, 50 Costas, 100 Costas) e foi seleccionada ainda para integrar a estafeta mista lusa de 4x50 metros Estilos. A estreia de Ana Sofia Leite em Campeonatos Europeus deu-se no primeiro dia de competições na prova de 100 metros Costas onde foi 37ª com o tempo de 1.01.42 nadando ao lado da recordista mundial da prova, a húngara Katinka Hosszu. No segundo dia, Ana Leite nadou os 100 metros Livres onde realizou o tempo de 56.92 ficando no 42º lugar, participando depois na estafeta mista de 4x50 Estilos onde Portugal conquistou o 17º posto com o tempo de 1.47.18.
A terceira prova individual da nadadora vila-realense foram os 50 metros Costas nadados em 28.19, deixando a atleta a apenas oito centésimos do seu Recorde Nacional Absoluto e que valeram o 27º posto. A última participação de Ana Leite neste Campeonato foram os 50 Livres onde realizou o tempo de 25.98 e conquistou o 24º lugar, a melhor classificação pessoal.
Esta foi uma participação de excelente nível da nadadora do GCVR numa das competições mais importantes a nível mundial e que permitiu assim concretizar um objectivo há muito desejado pela atleta, sendo de referir ainda o trabalho exemplar do técnico João Matos. O percurso de Ana Sofia Leite não fica, no entanto, por aqui pois está já qualificada para o Campeonato Europeu de Piscina Longa em Londres em 2016. Antes disso, a nadadora do GCVR vai já competir nos Campeonatos Nacionais de Piscina Curta e logo de seguida no Campeonato Nacional de Clubes da 1ª Divisão onde a equipa feminina do GCVR irá competir pelo segundo ano consecutivo e fazer mais uma vez história na Natação vila-realense.

Sem comentários: