28/07/14

Ana Sofia Leite sagra-se Tri-Campeã Nacional Absoluta


A atleta do Ginásio Clube Vila Real, Ana Sofia Leite, foi um dos principais destaques dos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos – OPEN realizados no Complexo Olímpico do Jamor. A nadadora vila-realense sagrou-se Campeã Nacional Absoluta nas provas de 50 metros Costas, 100 metros Costas e 100 metros Livres, um feito histórico para o GCVR pois o título Absoluto é o ponto mais alto que qualquer atleta pode alcançar na Natação em Portugal e consegui-lo por três vezes na mesma competição é, de facto, extraordinário para a atleta e motivo de orgulho para o clube e para a cidade. De realçar ainda que nas três provas, Ana Leite realizou novos recordes pessoais que a aproximaram, e muito, dos Recordes Nacionais Absolutos das provas cotando-a desde já como uma das melhores de sempre nessas provas.
Ana Sofia Leite começou por nadar os 50 metros Costas onde realizou o tempo de 29.73 (recorde pessoal a três décimas de segundo do Recorde Nacional Absoluto) nas eliminatórias e qualificando-se para a final A, onde viria a nadar depois em 29.81 mas garantindo o título de Campeã Nacional Absoluta. Na prova de 100 metros Costas a superioridade da atleta do GCVR foi ainda maior, nadando em 1.03.92 nas eliminatórias (recorde pessoal) e melhorando depois ainda mais esse tempo para 1.03.53 na final A vencendo mais um título nacional com o destaque de ficar a apenas 8 centésimos de segundo do Recorde Nacional Absoluto na prova, fixado em 1.03.45. Por fim, na prova de 100 metros Livres Ana Sofia Leite voltou a realizar uma eliminatória irrepreensível com o tempo de 57.93 (recorde pessoal), tempo que viria a ser pulverizado na final A com 57.09 (a ficar a duas décimas de segundo do Recorde Nacional Absoluto) e que permitiu vencer igualmente o título OPEN na prova.
Ana Sofia Leite realizou assim os seus melhores Campeonatos Absolutos de Portugal de sempre com três títulos de enorme importância e que a confirmam como sendo uma das melhores nadadoras nacionais da actualidade. De registar ainda que a atleta do GCVR se sagrou Vice-Campeã Nacional nas estafetas de 4x50 metros Livres e 4x50 metros Estilos somando um total de seis medalhas nestes Campeonatos.

Sem comentários: