04/08/15

GCVR CONQUISTA CINCO MEDALHAS NOS NACIONAIS DE JUVENIS E ABSOLUTOS DE PORTUGAL


O Ginásio Clube Vila Real participou nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal, competição realizada no Complexo Olímpico de Coimbra entre 23 e 26 de Julho, que contou com a presença de 693 atletas em representação de 117 clubes. Da parte do GCVR competiram onze atletas: Ana Margarida Guedes, Ana Sofia Nóbrega, Ana Sofia Leite, Margarida Fernandes, Rita Cabral, Koen Weustink, Luis Carvalho, Miguel Ribeiro, Rafael Matias, Rodrigo Salcedas e Tomás Tinoco. Os atletas do GCVR estiveram excelente plano ao conquistar cinco medalhas, ao marcarem presença em nove finais e ainda a registar onze novos recordes pessoais.
Ao nível das medalhas, o grande destaque vai para Ana Sofia Leite que se sagrou Campeã Nacional Absoluta nas provas de 50 metros Costas, 100 metros Costas e 100 metros Livres repetindo o feito que já havia alcançado nos Campeonatos Nacionais Absolutos de Piscina Curta em Dezembro e nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores, Seniores e Absolutos, em Abril, demonstrando desta forma a sua grande superioridade nestas provas. Na prova de 50 metros Costas, Ana Leite foi 3ª na final A com o tempo de 29.70 e batida apenas pela concorrência inglesa e dinamarquesa. O mesmo viria a acontecer nos 100 metros Costas, com Ana Leite a ser 3ª na final A com o tempo de 1.03.60 e ficando a apenas 18 centésimos do Recorde Nacional Absolutos que já está na sua posse, repetindo-se novamente nos 100 metros Livres onde Ana Leite registou novo 3º lugar na final A com o tempo de 56.59 e quedando igualmente a 18 centésimos do Recorde Nacional Absoluto, mais um que lhe pertence. Ana Sofia Leite fez ainda parte da estafeta de 4x50 metros Livres, acompanhada por Ana Margarida Guedes, Ana Sofia Nóbrega e Margarida Fernandes, que se sagrou Vice-Campeã Nacional Absoluta com o tempo de 1.49.33. A quinta medalha do GCVR ficou a cargo de Koen Weustink (atleta Juvenil B) que foi 3º classificado na final de Juvenis dos 100 metros Costas com o novo recorde pessoal de 1.02.04, com a particularida de ser o melhor atleta Juvenil B. Koen Weustink conseguiu ainda nadar mais duas finais: nos 200 metros Costas onde foi 7º com o novo recorde pessoal de 2.16.24 e nos 100 metros Livres onde foi 9º com novo recorde pessoal de 55.47. Ana Sofia Nóbrega, por outro lado, foi 9ª classificada na final A dos 50 Mariposa com novo recorde pessoal de 29.48 e ainda 4ª classificada na final B dos 100 Mariposa com novo recorde pessoal de 1.04.65.
Por fim de referir que a atleta Ana Margarida Guedes competiu na estafeta de 4x50 metros Livres antes de seguir viagem para Tbilisi (Geórgia) onde irá competir no Festival Olímpico da Juventude Europeia em representação da Selecção Nacional Pré-Júnior, sendo de destacar ainda a participação da atleta Ana Sofia Nóbrega no Campeonato do Mundo de Natação que terá lugar em Kazan (Rússia) no início de Agosto.
Esta foi assim a última competição nacional do GCVR da época 2014/2015, com os nadadores vila-realenses a darem mais uma vez uma excelente réplica e conquistando importantes resultados para o clube e para a cidade, dando agora lugar às competições internacionais que se avizinham e nas quais o GCVR estará orgulhosamente representado.

Sem comentários: