22/12/14

GCVR com sete medalhas e dois Recordes Nacionais no Campeonato Nacional de Absolutos


O Ginásio Clube Vila Real marcou presença no Campeonato Nacional de Absolutos de Piscina Curta, competição realizada no Porto entre 19 e 21 de Dezembro que contou com a presença de 390 nadadores em representação de 72 clubes. Da parte do GCVR competiram quatro atletas: Ana Sofia Leite, Ana Sofia Nóbrega, Joana Pinto e Margarida Fernandes. As atletas do GCVR estiveram em grande destaque neste Campeonato Nacional ao conquistarem um total de sete medalhas (três de primeiro e quatro de terceiro) e dois Recordes Nacionais Sénior e Absoluto.
O principal destaque nesta competição vai para a atleta Ana Sofia Leite que se sagrou tri-Campeã Nacional Absoluta e bateu por duas vezes o Recorde Nacional Sénior e Absoluto na prova de 50 metros Costas. A nadadora do GCVR começou por sagrar-se Campeã Nacional Absoluta na prova de 100 metros Livres com o tempo de 55.46, dominando a prova e ficando a apenas três centésimos de segundo do Recorde Nacional Absoluto. Uns minutos depois, Ana Leite voltou a sagrar-se Campeã Nacional Absoluta, desta feita na prova de 50 metros Costas e agora sim com Recorde Nacional Sénior e Absoluto com a marca de 28.39, batendo o anterior Recorde que quedava em 28.42. Este foi um feito histórico para um atleta do GCVR, uma vez que o Recorde Nacional Absoluto é o ponto mais alto na Natação portuguesa e que consagra desde já a atleta Ana Leite como uma das melhores de sempre na modalidade. A nadadora do GCVR viria ainda a sagrar-se Campeã Nacional Absoluta na prova de 100 metros Costas com o tempo de 1.00.71 ficando a apenas dois centésimos de segundo de mais um Recorde Nacional Absoluto. Na prova de 4x50 metros Estilos, em que a equipa do GCVR ficou num excelente 4º lugar, a atleta Ana Leite nadou o primeiro percurso da prova e voltou a bater o seu Recorde Nacional Sénior e Absoluto nos 50 metros Costas fixando-o em 28.22, tornando-se definitivamente como uma das figuras da competição.
O GCVR contou ainda com mais quatro medalhas de terceiro lugar, sendo que duas pertenceram à atleta Joana Pinto. A nadadora do GCVR foi 3ª classificada nos 50 Livres com o tempo de 26.77 e ficando a apenas quatro décimas do primeiro posto, e foi ainda 3ª nos 50 Bruços com o tempo de 33.48. Ana Sofia Nóbrega conseguiu o 3º lugar na prova dos 100 Mariposa com o novo recorde pessoal e regional de 1.03.04, fazendo a sua estreia em pódios de provas individuais. Por fim, a quarta medalha surgiu na estafeta de 4x100 Livres (equipa constituída por Ana Sofia Leite, Ana Sofia Nóbrega, Joana Pinto e Margarida Fernandes) em que as nadadoras do GCVR disputaram a prova até aos últimos metros e ficando a apenas um segundo do primeiro posto, realizando o tempo de 3.53.29.
Estes Campeonatos foram memoráveis para o GCVR com as sete medalhas obtidas e culminando nos dois Recordes Nacionais obtidos pela atleta Ana Sofia Leite. Estas atletas são a imagem do trabalho realizado no clube, em que todos os obstáculos são ultrapassados com muito trabalho, dedicação e espírito de sacrifício, e só desta forma é possível alcançar resultados de grande destaque. Uma palavra ainda para o técnico João Matos por todo o excelente trabalho realizado e que se reflecte nos resultados alcançados, e por fim um agradecimento a todos os pais pelo apoio que dão a esta equipa e sem os quais não seria possível levar tão longe o esforço destes jovens.

Sem comentários: