O Ginásio Clube Vila Real marcou presença no Campeonato Nacional de Juvenis / Campeonato Nacional Absoluto de Portugal / Open de Portugal, competição realizada entre 4 e 7 de Agosto na Piscina Municipal da Póvoa de Varzim (50 metros) e na qual estiveram presentes 663 nadadores em representação de 92 clubes (entre os quais quatro estrangeiros). Da parte do GCVR participaram sete atletas: Carlos Cruz, Carlos Figueiredo, José Miguel Ribeiro, Ricardo Gonçalves (Juvenis); Ana Sofia Leite, Joana Pinto, Carlos Queirós (Absolutos). A participação dos atletas do GCVR foi extremamente positiva, tendo sido registados dois títulos de Vice-Campeão Nacional Absoluto, oito finais e seis novos recordes pessoais.
A nível individual, a destacar a prestação de Joana Pinto que foi responsável pelos dois títulos alcançados: atleta do GCVR sagrou-se Vice-Campeã Nacional Absoluta nas provas de 50 metros Livres e 100 metros Livres. Na prova de 50 metros Livres, Joana Pinto foi 4ª classificada nas eliminatórias com o tempo de 27.46, tempo que viria a melhorar na final A nadando em 27.11 que constituiu um novo recorde pessoal da atleta. Na prova de 100 metros Livres, a atleta do GCVR foi 1ª nas eliminatórias registando um novo recorde pessoal na prova (58.33), tendo depois sido 2ª na final A com o tempo de 58.83. Na prova de 50 metros Bruços, Joana Pinto realizou o 3º tempo das eliminatórias com um novo recorde pessoal (34.21) e nadou a final A onde viria a obter o 4º posto. De registar ainda a prova de 100 metros Bruços, onde Joana Pinto começou por ser 10ª nas eliminatórias com o tempo de 1.15.19 e qualificando-se para a final B. Na final, a atleta do GCVR melhorou significativamente o tempo das eliminatórias realizando um novo recorde pessoal (1.12.71) permitindo-lhe vencer destacada a final B e ainda, superar todas as atletas a competir na final A da prova. A marca de Joana Pinto merece ainda maior destaque por ficar a menos de 3 décimos de segundo dos mínimos de participação nos Campeonatos Mundiais de Juniores, tempo fixado em 1.12.44.
Por outro lado, Ana Sofia Leite também se apresentou em grande forma nestes Campeonatos. Na prova de 50 metros Costas, nadou as eliminatórias com o tempo de 31.54 e obteve o 8º posto, qualificando-se para a final A que viria a nadar com a marca de 31.15 e onde registou o 4º lugar. Na prova de 100 metros Costas, Ana Sofia Leite nadou as eliminatórias em 1.07.97 e qualificou-se para a final B com o 9º lugar. Na final B, melhorou o seu tempo para 1.07.57 e conquistou o 2º lugar. Na prova de 100 metros Livres, o tempo de 1.00.67 valeu o 16º posto e o lugar na final B, prova essa que viria a nadar em 1.00.19 (novo recorde pessoal) registando o 4º posto.
Relativamente aos atletas masculinos, de registar a prestação de Carlos Queirós que nadou as eliminatórias dos 50 metros Livres com o tempo de 24.98 e ficou no 16º posto que lhe valeu a qualificação para a final B. Nessa mesma final, Carlos Queirós nadou em 24.89 e conquistou o 7º lugar.
Ao nível dos atletas Juvenis, Ricardo Gonçalves nadou os 100 metros Bruços em 1.17.59, registando um novo recorde pessoal e classificou-se no 18º posto na categoria de Juvenis B. A estafeta de 4x100 metros Livres (constituída por Carlos Cruz, Carlos Figueiredo, José Miguel Ribeiro e Ricardo Gonçalves) realizou a marca de 4.14.86 e obteve o 16º na categoria de Juvenis B.
O Campeonato Nacional de Juvenis / Campeonato Nacional Absoluto de Portugal / Open de Portugal constituiu a última etapa da época 2010/2011 e, mais uma vez, permitiu registar excelentes resultados por parte dos atletas do GCVR, os únicos que se responsabilizaram por levar o nome da cidade a um dos palcos mais importantes da natação portuguesa. A participação nestes Campeonatos foi a prova do trabalho e dedicação evidenciados por todos os membros da equipa de Natação do GCVR e que irá seguramente continuar a apresentar resultados de destaque no futuro.