26/10/10

As competições vão arrancar!!!

No próximo mês de Novembro, a equipa do GCVR estreia-se em competições oficiais!
Dia 20 e 21 a equipa participa com todos os escalões nos Campeonatos Regionais de Abs,Torneio Regional de infantis e juvenis, e Torneio de Cadetes. As sessões serão sábado e domingo de manhã e de tarde nas Piscinas Municipais de Chaves.

A competição seguinte será dia 27,destinada aos nossos cadetes e atletas de pré-competição.Esta competição será organizada pelo nosso clube, Torneio de Formação do Ginásio Clube de Vila Real.

No Mês de Dezembro, a nossa equipa estará em competição nos primeiros 3 fins de semana, com várias equipas do plantel. Dia 4 e 5 - Campeonato Nacional da 2º divisão feminina(Porto); 10,11 e 12 - Campeonato Nacional de Absolutos(Juniores e Seniores)(Guarda) + Torneio de Fundo de Infantis e Juvenis da ARNN (Vila Real); 18 e 19 - Campeonato Nacional da 4º Divisão masculina(Caldas da Rainha.

Muita concentração e dedicação nas próximas semanas, para que todos atinjam os seus objectivos! Bons Treinos!!!!

ATLETA da Quinzena - Infantis

Este espaço destina-se ao atleta que mais se destacou nas últimas duas semanas.

A nível de assiduidade, esforço e resultados desportivos.


Nome: Catarina Monteiro Santos
Idade: 11
Irmãos: 1
O que mais gosta de fazer: Nadar
Música preferida: Não Tenho
Dia da semana preferido: Sexta - Feira
Série preferida do treino: Exercicios de Técnica
Prova que mais gosta de nadar: 100m Bruços
Melhor frase ou expressão de sempre! : “Não fiques assim, o que importa é chegar ao fim e não desistir.”
Nadador Preferido:

09/10/10

ATLETA da Quinzena - Infantis


Este espaço destina-se ao atleta que mais se destacou nas últimas duas semanas.
A nível de assiduidade, esforço e resultados desportivos.

Nome: Rita de Sousa Matos

Idade: 11

Irmãos: 1

O que mais gosta de fazer: Ver televisão

Música preferida: “Waka-Waka” Shakira

Dia da semana preferido: Sexta-feira

Série preferida do treino: Bruços

Prova que mais gosta de nadar: Bruços

Melhor frase ou expressão de sempre! : “Eu não sei!”/”Sei lá eu!”

Nadador Preferido: Pips



03/10/10

Grande Entrevista!!!!! Ana Sofia Leite

Entrevista do Blog da Natação do GCVR a Ana Sofia Leite, atleta Sénior do GCVR.

Quando Iniciaste a pratica de natação, e qual a razão?

Iniciei a prática da natação (no GCVR) aos 4 anos pelo infantário, era uma das modalidades propostas e optei pela natação pois os meus pais queriam que eu perdesse o medo da água e aprendesse a nadar para além de ser, na minha opinião, o desporto mais completo.

Quando é que decidiste ir para a competição?

Quando entrei para a escola, aos 6 anos os meus pais inscreveram-me no GCVR. Fui passando os vários níveis. Aos 11 anos disseram-me que ia para a pré-competição com o professor Luís Pinto, onde estive relativamente 1 ano, em que treinava 3 vezes por semana (já era infantil B). Com o tempo fui aumentando o número de treinos por semana e a fazer alguns treinos com os atletas da competição. Pouco tempo depois (infantil A) estava a treinar todos os dias já na competição.

Qual o motivo?

Na altura confesso que não tinha ainda noção do que poderia ser a pré-competição e competição, disseram me que tinha capacidades para continuar e eu aceitei visto gostar muito de nadar.

Algum dia esperavas chegar tão longe (em qualidade)?

Sinceramente não, uma vez que entrei para a pré-competição já com 11 anos, infantil B.

Quais as tuas próximas metas?

Para já, o objectivo é continuar e melhorar aquilo que consegui nos Nacionais de Verão em Coimbra, espero subir mais vezes ao pódio quer nos 100 metros costas, quer nos 50 metros costas. A longo prazo tenho como objectivo voltar a representar a selecção nacional quem sabe nuns Campeonatos da Europa.

Agora para alguns atletas mais novos e seus pais. Como consegues conciliar os teus estudos com os treinos? Atendendo que durante grande parte da época treinas 8 vezes por semana, sendo dois treinos às 6:30 da manhã antes de ir para as aulas.

Os estudos, é claro, são uma prioridade mas eu sou sincera.. Eu tento não colocar nem um nem outro em primeiro lugar mas sim encarar os dois como sendo prioridades, ou seja, para mim estão os dois em primeiro lugar pois quero ter sucesso nos dois. Os meus pais nunca precisaram de me dizer “Olha Sofia, hoje tens que estudar por isso não vais ao treino!”, sempre fui eu a decidir o que era melhor para mim. Acho que nunca faltei a um treino para estudar, pois nunca pus a hipótese de: “Hoje não vou ao treino porque tenho que estudar”, mas sim: “Tenho que estudar porque logo tenho treino!”. Os meus pais só me punham uma condição: “Tu é que geres o teu tempo, mas já sabes alguma negativa num teste ou assim temos que ‘cortar’ na natação”, apesar de eu saber que eles não tinham coragem de o fazer visto saberem que se me tirassem a natação tiravam-me quase tudo.. Era uma maneira de eu me esforçar quer na escola quer nos treinos. Sempre consegui conciliar os estudos, não posso dizer que sou uma óptima aluna mas atendendo ao tempo livre que tenho sou uma boa aluna. Para estudar, opto por aproveitar as tardes ou manhãs visto que à noite chego tarde a casa depois do treino e o tempo para estudar é menor pois também tenho que descansar, mas claro que têm que haver algumas excepções e por vezes tenho que fazer um esforço e deitar um bocadinho mais tarde. Para mim a natação e qualquer outro desporto não é um entrave para a vida escolar, basta querer e dá para conciliar tudo.

Quais são as vantagens de ser atleta de competição de natação pura? Ou que qualidades pensas q a natação te deu e/ou melhorou?

A natação e o facto de ser uma atleta de competição dá-me muitas vantagens especialmente em relação à escola, à maneira como organizo todo o meu tempo. Dentro da natação talvez não nos apercebamos muito disso pois estamos todos no mesmo meio mas dentro da minha turma, por exemplo, consigo reconhecer muitas das vantagens que a natação me deu como o facto de eu me conseguir organizar mais facilmente do que os outros colegas. Isto porque como sei que tenho muito pouco tempo para realizar as minhas tarefas sei que tenho que aproveitar todo o tempo livre que tenho, e apesar de o tempo ser tão pouco consigo realizar tudo e entregar tudo a tempo como os outros colegas.

Qual o momento mais feliz que viveste na natação?

Foi nos Campeonatos Nacionais de Piscina Curta em Guimarães em Dezembro de 2008 (Júnior de último ano), onde pela primeira vez consegui o título de Vice-Campeã Nacional absoluta, nos 100 metros costas e a juntar ao título consegui também o tempo mínimo para representar a Selecção Nacional, pela primeira vez também, no Meeting Internacional de Luxemburgo.

Para terminar, gostaria que deixasses umas palavras de incentivo, ou de conselho para os atletas mais novos do clube.

Aos mais novos o conselho que dou é que treinem, não tenham ‘preguiça’, que façam os treinos com cabeça e concentrados a fazer as tarefas pois as provas são o reflexo do que fazemos nos treinos, por isso não tenham medo de dar o vosso melhor em cada treino!

Deixa também aqui os teus títulos mais importantes… como pódios em Campeonatos Nacionais, e Meetings, Selecção etc.

Época 2006/2007:

- Estágio da Selecção Pré-Júnior;

- 3º nos 100 metros Costas no Meeting Internacional do Estoril;

- 3º nos 100 metros Costas nos Jogos do eixo atlântico, Gaia (Selecção Regional);

- 3º nos 100 metros Costas nos Camp. Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal, Aveiro;

Época 2007/2008:

- Equipa feminina Vice-campeã Nacional de Clubes da 3ª divisão (Subida para a 2ªdivisão), Viseu;

- 4º lugar nos 50 metros costas nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, Coimbra;

Época 2008/2009:

- Vice-campeã Nacional Absoluta dos 100 metros Costas, com mínimo para representar a Selecção no Meeting internacional de Luxemburgo;

- Equipa feminina em 7º nos Campeonatos Nacionais de Clubes da 2ª divisão, e fiz mínimo nos 100 metros Livres para o Meeting internacional de Luxemburgo, Sines;

- Estágio de preparação da Selecção Nacional Júnior para Luxemburgo (Janeiro);

- Participação no Meeting Internacional de Luxemburgo pela Selecção Nacional Júnior;

- 5º lugar nos 50 metros Costas no Meeting Internacional de Coimbra;

- 6º lugar nos 100 metros Costas no Meeting Internacional de Coimbra e o melhor tempo Júnior;

- 2º na estafeta de 4x100 metros Livres no Meeting Internacional de Coimbra;

- 3º na estafeta de 4x50 metros Livres no Meeting Internacional de Coimbra;

- 2º lugar nas estafetas 4x50 metros Livres e 4x50 metros Estilos no Meeting Internacional do Porto;

- 1º lugar nos 100 metros Costas nos Jogos do Eixo Atlântico, Corunha (selecção regional).

Época 2009/2010:

- Vice-campeã Nacional Absoluta nos 50 metros Costas nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal, Coimbra;

- 3º lugar nos 100 metros Costas nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal, Coimbra;