25/12/18

GCVR conquista quatro medalhas no Nacional de Juniores e Seniores



O Ginásio Clube Vila Real esteve representado por oito atletas nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores de Piscina Curta (25m), competição realizada na Piscina Municipal de Felgueiras onde participaram 433 atletas em representação de 85 clubes. Ana Sofia Leite, Ana Sofia Nóbrega, Ana Margarida Guedes, Margarida Fernandes, Koen Weustink, Luis Carvalho, Sebastião Carvalho e Alexandre Ribas estiveram em excelente plano conquistando quatro medalhas (1 de primeiro, 1 de segundo e 2 de terceiro lugar), seis recordes pessoais, cinco recordes regionais e a presença em onze finais.
Ana Margarida Guedes foi um dos grandes destaques da parte do GCVR ao sagrar-se Campeã Nacional Sénior na prova de 50 metros Mariposa com o tempo de 27.05, marca que constitui novo recorde regional Sénior e Absoluto. A nadadora vila-realense foi ainda Vice-Campeã Nacional Sénior nos 100 metros Mariposa com o tempo de 1.01.23, igualmente recorde regional Sénior e Absoluto, feito que voltaria a alcançar na prova de 100 metros Estilos onde foi 2ª nas eliminatórias com a marca de 1.04.29. Por fim, Ana Guedes foi ainda 5ª classificada na final Sénior dos 100 Costas com a marca de 1.04.43. Por outro lado, Ana Sofia Leite também esteve em destaque ao conquistar duas medalhas de 3º lugar nas provas de 50 e 100 metros Costas com os tempos de 29.55 e 1.04.08, respectivamente. A nível individual, a destacar ainda: Alexandre Ribas que foi 4º na final Sénior dos 50 Livres com o tempo de 23.06 e 5º nos 100 Livres com 50.73; Koen Weustink que foi 8º na final dos 50 Costas com 26.79; Sofia Nóbrega foi 11ª nas eliminatórias dos 100 Mariposa com 1.05.85 e 16ª nos 50 Mariposa com 29.95; Koen Weustink que foi 15º nos 50 Mariposa e 100 Costas com os tempos de 25.90 e 59.31, respectivamente, sendo ainda 18º nos 100 Livres com o tempo de 53.50 e 19º nos 50 Livres com 24.07.
Os nadadores do GCVR tiveram assim uma participação ao mais alto nível como se pôde comprovar pelos resultados alcançados e que culminaram no 10º lugar do medalheiro no escalão Sénior, que coloca mais uma vez o GCVR entre as melhores equipas nacionais.

17/12/18

GCVR CONQUISTA DUAS MEDALHAS E RECORDE REGIONAL NO ZONAL DE JUVENIS



O Ginásio Clube Vila Real participou com três atletas no Torneio Zonal de Juvenis, competição realizada em Braga entre 14 e 16 de Dezembro que contou com a presença de 233 atletas em representação de 43 clubes. A equipa do GCVR, constituída por Carolina Eira, Fábio Sousa e Francisco Afonso, apresentou-se em excelente forma ao conquistar duas medalhas (um primeiro e um segundo lugar), um recorde regional Juvenil A, quatro recordes pessoais e um total de quatro classificações no top-10.
Francisco Afonso, na categoria Juvenil A, foi o principal destaque ao se sagrar Campeão Zonal na prova de 200 metros Bruços com a marca de 2.30.23 que constitui novo recorde regional Juvenil A, enquanto que na prova de 100 Bruços foi 3º classificado com o tempo de 1.09.01, sendo de registar que ambas as marcas constituem mínimos para os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos. Francisco Afonso foi ainda 9º nos 200 Estilos com o recorde pessoal de 2.19.25 e 14º nos 400 Estilos com 5.08.10. Em Juvenis B, a destacar o excelente 8º lugar de  Carolina Eira nos 100 Costas com o recorde pessoal de 1.13.73 e ainda o 16º lugar nos 100 Livres com a marca de 1.06.95. Igualmente em Juvenis B, Fábio Sousa foi 21º nos 100 Livres com o tempo de 59.65 que constitui novo recorde pessoal.
Depois de uma excelente participação no Nacional de Clubes da 2ª Divisão, o GCVR volta a representar da melhor forma Vila Real e Trás-os-Montes numa importante competição nacional, agora no escalão de Juvenis, e somando mais duas medalhas tal como na época passada.

10/12/18

GCVR MANTÉM-SE NA 2ª DIVISÃO EM FEMININOS E MASCULINOS



O Ginásio Clube Vila Real esteve representado pelas equipas femininas e masculina no Campeonato Nacional de Clubes da 2ª Divisão, competição realizada em Santo António dos Cavaleiros entre 7 e 9 de dezembro e que contou com a presença de 439 atletas em representação de 34 clubes, sendo que a comitiva do GCVR foi constituída por 18 atletas: Ana Sofia Leite, Ana Sofia Nóbrega, Ana Margarida Guedes, Joana Pinto, Margarida Fernandes, Carolina Eira e Francisca Baptista (Femininos); Alexandre Ribas, Daniel Carvalho, Francisco Afonso, Koen Weustink, Rodrigo Salcedas, Luis Carvalho, Miguel Ribeiro, Tomás Tinoco e Sebastião Machado (Masculinos).
Os atletas do GCVR tiveram uma prestação de alto nível, garantindo a continuidade na 2ª Divisão de Clubes com a equipa masculina a conquistar o 14º lugar com 220 pontos e a equipa feminina a ficar próximo da subida à 1ª Divisão ao ficar num excelente 5º lugar com 309 pontos. Para este resultado colectivo em muito contribuíram os 13 recordes pessoais alcançados, 6 recordes regionais, 9 pódios (2 de primeiro lugar, 5 de segundo e 2 de terceiro) e dez classificações no top-10. Ao nível dos pódios, a destacar: Ana Sofia Leite que venceu os 50 e os 100 Costas, sendo ainda 2ª nos 100 Livres; Sofia Nóbrega foi 2ª nos 100 Mariposa e 3ª nos 50 Mariposa; Alexandre Ribas foi 2º nos 50 Livres e 3º nos 100 Livres; a equipa feminina foi 2ª classificada nas estafetas de 4x100 Livres e de 4x100 Estilos. Nos recordes regionais, Alexandre Ribas bateu o recorde absoluto nas provas de 50 e 100 Livres com os tempos de 22.78 e 50.13, respectivamente; Francisco Afonso bateu o recorde Juvenil A dos 400 Estilos com o tempo de 4.56.11; Ana Margarida Guedes bateu o recorde regional absoluto nos 200 Estilos com 2.23.72; a estafeta masculina (constituída por Alexandre Ribas, Sebastião Machado, Tomás Tinoco e Koen Weustink) bateu o recorde regional absoluto nos 4x100 Livres com a marca de 3.31.36 e nos 4x200 Livres com o tempo de 7.52.96.
Continuando a ser o único representante de Vila Real e de Trás-os-Montes nesta competição de clubes altamente competitiva, é com grande orgulho que o GCVR participou na 2ª Divisão de Clubes com ambas as equipas feminina e masculina garantindo a participação na mesma Divisão na próxima época, destacando-se a equipa feminina a ficar muito próxima da subida, com todo o mérito para os atletas e técnicos que trabalham diariamente no clube. O GCVR vai continuar a competir ao mais alto nível até ao final de 2018, começando pelo Torneio Zonal de Juvenis e depois nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores.

GCVR REPRESENTADO POR SETE ATLETAS NO I ESTÁGIO DE CADETES A



O Ginásio Clube Vila Real fez-se representar por sete atletas – Maria Pereira, Matilde Ramos, Laura Pires, Pedro Conceição, Gonçalo Igrejas, Eduardo Oliveira e Gonçalo Ferreira - no I Estágio de Capacitação e Avaliação Técnica de Cadetes da Associação Regional de Natação do Nordeste, realizado no dia 8 de Dezembro na Piscina Municipal do Peso da Régua. Os nadadores do GCVR foram convocados devido aos bons resultados desportivos alcançados até à data, demonstrando já uma grande evolução desde o início da época.
Desta forma, foi com orgulho que o GCVR se cotou como o clube mais representado no primeiro estágio de Cadetes da época 2018/2019 como reflexo do trabalho dedicado pelos atletas e pelo clube na formação de nadadores. Fica dado assim o primeiro passo destes atletas rumo à categoria de Infantis na próxima época desportiva, onde terão a possibilidade de representar o clube tanto a nível regional como nacional.

03/12/18

GCVR reúne 190 pessoas no Jantar de Natal 2018



O Ginásio Clube Vila Real realizou o seu Jantar de Natal 2018 no dia 1 de Dezembro, no Natur Water Park, reunindo para o efeito 190 pessoas entre sócios, atletas, pais, funcionários e familiares num convívio saudável e descontraído. Foi com todo o orgulho que o GCVR contou com a presença muito alargada de atletas das diversas modalidades e classes em funcionamento, representando assim a grande vitalidade do clube.
Neste jantar foram premiados os atletas do clube que mais se destacaram na Natação (Ana Margarida Guedes) e Ginástica (Camila Viamonte), atribuindo-se ainda uma distinção honorífica à RealVisão pelo papel que tem desempenhado como parceiro do clube. A ocasião para marcar o início simbólico dos trabalhos da nova Direcção do clube que irá encarar o biénio de 2018-2020.
O Jantar de Natal 2018 contou ainda com uma actuação do Coro de Câmara da UTAD, a quem o clube agradece a disponibilidade, assim como às instituições que se fizeram representar como a Câmara Municipal de Vila Real, os Bombeiros da Cruz Verde e a Associação Regional de Natação do Nordeste.

GCVR CONQUISTA 42 PÓDIOS NO FESTIVAL NORDESTE A NADAR



O Ginásio Clube Vila Real marcou presença no Festival Nordeste a Nadar, competição realizada na Piscina Municipal do Peso da Régua no dia 1 de Dezembro, onde estiveram presentes 162 atletas em representação de 9 clubes. Da parte do GCVR competiram 20 atletas: Miguel Carvalho, Pedro Conceição, Tiago Fernandes, Beatriz Igrejas, Gonçalo Igrejas, Duarte Pinto, Laura Pires, Ana Rita, Vasco Almeida, Tomás Bicho, Miguel Encarnação, Gonçalo Ferreira, Francisco Igrejas, Afonso Morais, Maria Pereira, Maria Poeta, Mateus Rego, Gabriel Temes, Eduardo Oliveira, Lucas Ribeiro. Num Torneio direccionado para os nadadores mais jovens, a escola de formação do GCVR apresentou excelentes resultados como se pôde comprovar pelos 70 recordes pessoais alcançados que são sintomáticos da dedicação dos jovens nadadores do clube, assim como são de registar os 42 pódios conquistados (25 de primeiro lugar, 12 de segundo e 5 de terceiro).
Apesar da tenra idade, os jovens atletas do GCVR demonstraram estar já completamente enquadrados com a vertente competitiva da modalidade e apresentaram um enorme espírito de equipa, indicadores muito positivos para a evolução destes nadadores no seio da equipa de competição do GCVR.

ATLETAS DO GCVR PREMIADOS NOS CAMPEONATOS NACIONAIS UNIVERSITÁRIOS


O Ginásio Clube Vila Real teve três atletas em competição nos Campeonatos Nacionais Universitários de Piscina Curta, competição realizada na Piscina Municipal da Senhora da Hora no dia 2 de dezembro. Alexandre Ribas e Margarida Fernandes competiram ao serviço da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, enquanto Tomás Tinoco representou a Associação Académica da Universidade do Minho, com destaques de ambos os lados.
Alexandre Ribas esteve em excelente plano ao se sagrar Bi-Campeão Nacional Universitário nas provas de 50 e 100 metros Livres, com as marcas de 23.54 e 51.52, ficando a apenas dois centésimos do recorde nacional universitário na prova de 50 Livres. Ainda pela UTAD, Margarida Fernandes ficou à porta do pódio ao ser 4ª classificada nos 50 Livres com o tempo de 28.62 sendo ainda 5ª classificada nos 50 Mariposa com a marca de 31.89.
Tomás Tinoco foi 6º nos 100 Livres com o tempo de 54.99 e 15º nos 50 Mariposa com a marca de 27.80, sagrando-se Campeão Nacional Universitário pela Associação Académica da Universidade do Minho que venceu a competição por equipas.