25/07/16

GCVR SOMA QUATRO TÍTULOS NO CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS E ABSOLUTOS


O Ginásio Clube Vila Real participou no Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos de Portugal – OPEN, competição realizada no Complexo Olímpico do Jamor entre os dias 21 e 24 de Julho que contou com a presença de 896 atletas em representação de 131 clubes. Da parte do GCVR competiram dez nadadores: Ana Margarida Guedes, Ana Sofia Leite, Ana Sofia Nóbrega, Francisca Baptista, Inês Cruz, Margarida Fernandes, Koen Weustink, Luis Carvalho, Miguel Ribeiro e Rodrigo Salcedas. Na última competição nacional da época 2015-2016, o GCVR esteve em grande plano ao conquistar cinco medalhas (4 de primeiro e uma de terceiro), marcando presença em onze finais e somando dez novos recordes pessoais.
Ana Sofia Leite esteve grande em destaque ao sagrar-se Bi-Campeã Nacional Absoluta, primeiro na prova de 50 metros Costas (com o tempo de 29.80) e depois na prova de 100 metros Costas (com a marca de 1.04.79), continuando a dominar as provas do estilo de Costas a nível nacional.
Koen Weustink, por seu lado, sagrou-se Campeão Nacional Juvenil dos 100 metros Mariposa com a marca de 58.06 que é novo recorde pessoal. O nadador do GCVR conquistou a segunda medalha ao ser 3º classificado nos 100 metros Livres com o tempo de 54.30, sendo ainda 4º classificado nos 100 metros Costas com o tempo de 1.01.77 e 21º nos 200 metros Livres com a marca de 2.03.89. Também em Juvenis, Ana Margarida Guedes sagrou-se Campeã Nacional dos 100 metros Mariposa com o novo recorde pessoal de 1.04.55 terminando da melhor forma uma época memorável. A nadadora do GCVR nadou ainda os 200 metros Estilos onde foi 10ª classificada com o tempo de 2.33.69 e os 200 Bruços onde conquistou o 19º posto com a marca de 2.56.32. Ana Sofia Nóbrega nadou a final B dos 100 metros Mariposa onde foi 9ª classificada com o tempo de 1.06.63, sendo ainda 28ª nos 50 Livres com 28.56 e 38ª nos 200 Livres com 2.13.83. A nível individual competiram ainda: Margarida Fernandes foi 28ª nos 50 Livres e 51ª nos 100 Livres; Luis Carvalho (Juvenis) foi 33º nos 100 Mariposa, 41º nos 100 Livres e 47º nos 100 Bruços; Rodrigo Salcedas (Juvenis) foi 49º nos 100 Bruços e 56º nos 200 Bruços; Inês Cruz foi 47ª nos 50 Bruços. A nível colectivo, de referir que a estafeta feminina Absoluta do GCVR foi 4ª nos 4x50 Livres com 1.50.41 e nos 4x100 Livres com 4.00.94 e 6ª nos 4x50 Estilos com 2.05.35, enquanto a estafeta masculina Juvenil foi 11ª nos 4x100 Livres com 3.53.04.
O GCVR concluiu assim em alta o calendário nacional, com mais cinco medalhas e recordes pessoais que são um excelente indicador da evolução dos atletas. Para terminar a época da melhor forma, o GCVR irá contar com a participação histórica da atleta Ana Sofia Nóbrega nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 onde irá entrar em acção no dia 10 de Agosto na prova de 100 metros Livres.

18/07/16

ANA SOFIA NÓBREGA NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016


A atleta vila-realense do Ginásio Clube Vila Real, Ana Sofia Nóbrega, garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro 2016 ao serviço da Seleção Nacional Angolana. A nadadora do GCVR viu confirmada a sua participação por parte da FINA e da Federação Angolana de Natação nos Jogos Rio 2016 onde irá competir na prova de 100 metros Livres no dia 10 de Agosto no Estádio Aquático Olímpico. O GCVR consegue assim fazer mais vez história ao colocar pela primeira vez um nadador vila-realense nos Jogos Olímpicos.
A nadadora do GCVR possui já uma carreira recheada de êxitos internacionais, passando pela participação em quatro Campeonatos do Mundo, seis Taças do Mundo, quatro Campeonatos Zonais Africanos, Jogos Africanos e Campeonatos Nacionais Africanos, assim como a participação em vários Campeonatos Nacionais, Meetings Internacionais e inúmeros Torneios de carácter nacional e regional. A todo este currículo pessoal, faltava agora a prova mais importante da Natação mundial e que se torna finalmente realidade após vários anos de enorme dedicação à modalidade de uma atleta que “nasceu” na escola de Natação do GCVR.
Sob a orientação do técnico João Matos, Ana Sofia Nóbrega sempre demonstrou uma grande capacidade de trabalho e de sacrifício que lhe permitiu evoluir constantemente na modalidade e atingir actualmente um nível competitivo elevadíssimo. Não só pelos resultados, mas também pela sua atitude no seio da equipa de Natação do GCVR, Ana Sofia Nóbrega funciona como excelente exemplo para os jovens nadadores do clube personificando desta forma os valores que o clube considera fundamentais para a formação de atletas de sucesso, e acima de tudo, seres humanos preparados para o futuro.
Da parte de todo o clube, e seguramente de toda a cidade, muitos parabéns à Ana Sofia Nóbrega pelo enorme feito alcançado e votos do maior sucesso em território brasileiro.

ANA MARGARIDA GUEDES COM PRESENÇA HISTÓRICA NO CAMPEONATO EUROPEU DE JUNIORES


A atleta Ana Margarida Guedes do Ginásio Clube Vila Real fez mais uma vez história na Natação vilarealense ao ser a primeira nadadora transmontana a competir no Campeonato Europeu de Juniores, e fê-lo ainda como atleta do escalão de Juvenis tornando assim ainda mais notável o feito da jovem de 15 anos.
A nadadora do GCVR entrou em acção com a prova de 50 metros Costas, na qual realizou a marca de 30.71 ficando no 51º posto. No dia seguinte, Ana Guedes nadou os 100 metros Costas com o tempo de 1.04.82 conquistando o 30º posto. À terceira prova surgiu a melhor classificação individual, quando a atleta vila-realense nadou os 50 metros Mariposa com o tempo de 27.98 que lhe valeu o 26º posto. A marca de Ana Guedes tem a particularidade de ser a terceira melhor marca de sempre em Portugal e a melhor marca de 2016, o que evidencia o excelente nível competitivo da jovem nadadora do GCVR. Ana Margarida Guedes competiu ainda na estafeta lusa de 4x100 metros Estilos (acompanhada por Claudia Borges SLB, Inês Henriques PIMPÕES e Raquel Pereia SAD) que conquistou o 23º posto com o tempo de 4.22.22.
Após as participações no Multinations Youth Meet (em Limassol, Chipre) e na XXV Taça Latina (em Santiago de Cali, Colômbia), a jovem vila-realense subiu mais um importante degrau na sua carreira e fez mais uma vez história no desporto transmontano figurando desde já como um dos nomes a reter na Natação portuguesa, o que muito orgulha todo o clube e a cidade. Apesar dos 15 anos de idade, a nadadora do GCVR apresenta já um vasto palmarés de títulos e recordes nacionais assim como várias participações internacionais pela Seleção Nacional, fruto do excelente trabalho e incomparável dedicação da jovem atleta à modalidade.
Entre 21 e 24 de Julho, Ana Margarida Guedes irá agora acompanhar a restante equipa do GCVR que vai marcar presença nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal – OPEN, com o objectivo de conquistar mais resultados de destaque para o clube.

QUATRO ATLETAS DO GCVR EM COMPETIÇÃO NO CAMPEONATO NACIONAL DE INFANTIS


O Ginásio Clube Vila Real esteve representado por quatro atletas no Campeonato Nacional de Infantis, competição realizada em Vila Nova de Famalicão entre 15 e 17 de Julho estando presentes 603 atletas em representação de 109 clubes. Da parte do GCVR competiram Francisco Afonso e Tomás Marafão em Infantis B e ainda Carolina Guimarães e Daniel Carvalho em Infantis A. Com todos os atletas a fazer a sua estreia em Campeonatos Nacionais, os resultados foram positivos com recordes pessoais de piscina longa em todas as provas e espelharam a excelente época realizada por estes jovens nadadores que revelaram uma enorme dedicação à modalidade. Francisco Afonso esteve em principal destaque ao conquistar o 5º lugar do seu escalão nos 100 Bruços com a marca de 1.24.02, colocando mais uma vez o GCVR entre as melhores equipas nacionais. O atleta do GCVR nadou ainda os 200 Costas onde foi 19º classificado com o tempo de 2.49.08. Tomás Marafão, igualmente na prova de 100 Bruços, foi 19º classificado com o tempo de 1.30.58. Carolina Guimarães viria a conquistar o 20º lugar nos 100 Costas com o tempo de 1.20.87, nadando ainda os 200 Livres com o tempo de 2.38.71. Por fim, Daniel Carvalho nadou os 100 Mariposa com o tempo de 1.13.77 ficando no 36º posto.
A equipa de Infantis do GCVR concluiu da melhor forma uma época em que os atletas denotaram uma grande evolução a todos os níveis mas principalmente na capacidade de trabalho, na determinação e no espírito de equipa, levando assim o GCVR a marcar presença com quatro atletas na mais importante competição de Infantis. Para a próxima época, fica o desafio de melhorar e exceder os resultados obtidos em 2015-2016.

GCVR COM QUATRO ATLETAS NO III ESTÁGIO DE CADETES ARNN


O Ginásio Clube Vila Real marcou presença com quatro atletas no III Estágio de Capacitação Técnica de Cadetes, realizado na Piscina Municipal de Lamego a 11 de Julho. Carolina Eira, Bernardo Luz, Diogo Pinto, Fábio Sousa e João Gonçalves foram os representantes do GCVR como fruto dos resultados de destaque obtidos durante a época 2015-2016.
O estágio consistiu na avaliação técnica de nado dos quatro estilos, com realização de filmagens e posterior análise individual da técnica dos nadadores. Em seguida, os jovens atletas realizaram um treino orientado para a melhoria técnica dos quatro estilos de nado, finalizando o estágio com um período de confraternização entre atletas.
Os atletas do GCVR que marcaram presença no estágio irão transitar na próxima época para o escalão de Infantis, passando assim a trabalhar num ritmo mais elevado e de maior dedicação por forma a atingir os objectivos da equipa que passam por garantir a presença no Zonal e depois no Nacional de Infantis.

12/07/16

MASTERS DO GCVR CONQUISTAM CINCO MEDALHAS NO OPEN DE VERÃO


O Ginásio Clube Vila Real esteve representado por três atletas no XVIII Campeonato Nacional de Masters – Open de Verão, competição realizada em Loulé entre 8 e 10 de Julho que contou com a presença de 580 atletas em representação de 68 clubes. Alexander Esteves, Pedro Carvalho e Rafael Correia estiveram em bom plano ao conquistar cinco medalhas (duas de primeiro e três de segundo lugar).
Alexander Esteves (Master Escalão C) esteve em destaque ao conquistar quatro das cinco medalhas da equipa: foi 1º classificado nas provas de 50 Mariposa e 100 Bruços com os tempos de 29.18 e 1.19.84; foi 2º classificado nas provas de 50 Bruços e 200 Livres, com as marcas de 34.43 e 2.26.46. O nadador do GCVR somou ainda dois quartos lugares nas provas de 50 Costas e 400 Livres, com os tempos de 34.28 e 5.34.19. Rafael Correia (Master D) foi 2º nos 50 Costas com o tempo de 35.77, sendo ainda 6º nos 100 Livres e 11º nos 400 Livres. Pedro Carvalho (Master B) teve seis participações de bom nível: foi 5º nos 50 Costas, 6º nos 100 Costas, 8º nos 100 Livres e nos 200 Estilos, 11º nos 50 Livres e nos 200 Estilos.
Os nadadores do GCVR tiveram assim uma participação muito positiva nestes Campeonatos, dando mais uma vez um excelente exemplo aos jovens atletas do clube.

04/07/16

Ana Margarida Guedes no Campeonato Europeu de Juniores


A atleta do Ginásio Clube Vila Real, Ana Margarida Guedes, vai participar no Campeonato Europeu de Juniores, que terá lugar em Hódmezővásárhely (Hungria) entre 6 e 11 de Julho. De registar que é a primeira vez que um nadador vila-realense compete num Campeonato Europeu de Juniores enaltecendo o feito de Ana Margarida Guedes, assim como do seu técnico João Matos e do clube GCVR. É importante destacar ainda o facto de a atleta do GCVR se conseguir qualificar para este Campeonato estando ainda a competir no escalão de Juvenis, somando assim mais um feito à sua já longa lista de recordes e destaques ao nível da natação. A atleta do GCVR vai nadar as provas de 50 metros Costas, 100 Costas, 50 Mariposa e irá ainda integrar a estafeta feminina lusa de 4x100 Estilos.

GCVR domina Campeonato Regional de Verão com 116 pódios


O Ginásio Clube Vila Real participou com 42 atletas no Campeonato Regional de Verão e Torneio Torregri 3 de Cadetes A, competição realizada em Santa Marta de Penaguião nos dias 2 e 3 de Julho e que contou com a presença de 137 atletas em representação de 7 clubes. Cotando-se uma vez mais como a equipa mais numerosa em prova, o GCVR confirmou ainda o excelente trabalho realizado pelos atletas dominando ao nível dos pódios com um total de 116 conquistados (59 de primeiro lugar, 35 de segundo e 22 de terceiro), somando ainda 73 recordes pessoais, 6 recordes regionais e 5 mínimos B para os Campeonatos Nacionais. Ao nível do medalheiro da competição, a registar que os quatro atletas mais medalhados pertenceram todos ao GCVR: Ana Sofia Leite (escalão Absolutos) foi a atleta mais medalhada com 12 medalhas, todas de 1º lugar; Koen Weustink (escalão Juvenis) foi o 2º com 11 medalhas, também todas de 1º lugar; Luis Carvalho (Juvenis) somou 10 medalhas (9 de primeiro e 1 de segundo); Rodrigo Salcedas (Juvenis) somou 7 medalhas (5 de primeiro e 2 de segundo).
Koen Weustink (Juvenil A) e Francisco Afonso (Infantil B) estiveram em destaque ao bater dois recordes regionais cada, nas respectivas categorias. Koen Weustink bateu os recordes nas provas de 50 Livres e 200 Mariposa, com os tempos de 24.63 e 2.16.00 respectivamente, enquanto Francisco Afonso igualou o feito nas provas de 100 e 200 Bruços, com as marcas de 1.19.56 e 2.53.69. Na categoria de Júnior 17 anos, Rafael Matias bateu o recorde regional dos 100 Livres com 54.98 e Luis Pires na prova de 200 Livres com o tempo de 2.05.09. Como resultado de uma excelente evolução dos nadadores do GCVR, contabilizaram-se mais 4 mínimos B para o Campeonato Nacional de Infantis: Daniel Carvalho (Infantil A) nas provas de 100 Mariposa e 100 Costas, com os tempos de 1.11.60 e 1.12.14 respectivamente; Francisco Afonso (Infantil B) na prova de 200 Costas com 2.42.75; Tomás Marafão (Infantil B) na prova de 100 Bruços com 1.27.32. Para o Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos de Portugal, a registar o mínimo B de Luis Carvalho nos 100 Livres com o tempo de 55.25.
O GCVR completou da melhor forma a última competição regional da época, com vários resultados de destaque e que reflectem a grande dedicação, trabalho e espírito de equipa que os nadadores do clube demonstraram todo o ano. Agora é tempo de preparar os Campeonatos Nacionais para que os atletas do GCVR possam, mais uma vez, competir lado a lado com os melhores atletas e clubes nacionais. Por fim, deixar um agradecimento a todos os pais pelo apoio fundamental que deram a toda a equipa durante estes campeonatos, assim como em toda a época, e sem os quais estes resultados não seriam possíveis.