14/09/15

ANA SOFIA NÓBREGA EM DESTAQUE NOS XI JOGOS PAN-AFRICANOS


A atleta Ana Sofia Nóbrega do Ginásio Clube Vila Real competiu nos XI Jogos Pan-Africanos pela Selecção Nacional Angolana. A competição teve lugar em Brazzaville (República do Congo) entre 2 e 12 de Setembro, com a nadadora vila-realense a competir em cinco provas individuais (50 Livres, 100 Livres, 50 Mariposa, 100 Mariposa e 200 Mariposa) tendo conseguido qualificar-se para duas finais. Na prova de 200 metros Mariposa Ana Nóbrega nadou a final em 2.29.01 e conseguiu o 5º lugar, obtendo a melhor classificação pessoal, enquanto na prova de 100 Mariposa voltou a marcar presença na final conquistando o 8º lugar com o tempo de 1.05.46. A presença da atleta do GCVR em duas finais foi desde logo um excelente resultado e o 5º lugar conquistado veio abrilhantar ainda mais a participação da atleta que este ano já havia marcado presença nos Campeonatos do Mundo e Taças do Mundo de Natação.
Na prova de 50 metros Mariposa, a atleta do GCVR foi 10ª classificada com o tempo de 29.65, sendo ainda 12ª classificada nos 50 metros Livres com 28.93 e 13ª nos 100 metros Livres com 1.02.17.
A nadadora Ana Sofia Nóbrega conseguiu assim mais uma importante participação numa competição internacional, vendo assim recompensado todo o esforço e dedicação à modalidade que a atleta do GCVR demonstra época após época.

07/09/15

Após época brilhante, a equipa de Natação do GCVR abre portas para 2015/2016


A equipa de Natação do Ginásio Clube Vila Real teve na época desportiva de 2014/2015 uma das melhores épocas de sempre somando títulos e resultados de destaque ao mais alto nível, garantindo ainda para 2015/2016 duas presenças em Campeonatos Europeus da modalidade o que é desde já inédito para um clube transmontano e que irá certamente dar o mote para mais uma excelente temporada da Natação do GCVR.
A época 2014/2015 ficou marcada por várias participações de atletas do GCVR em competições internacionais ao serviço da Selecção Nacional portuguesa (Ana Sofia Leite, Ana Margarida Guedes, Joana Pinto) e angolana (Ana Sofia Nóbrega, Catarina Nóbrega), passando por dois Campeonatos do Mundo (Qatar e Rússia), duas edições da Taça do Mundo (Moscovo e Paris-Chartres), o Festival Olímpico da Juventude Europeia (Geórgia), XVII Luxembourg Euro Meet, Multinations Youth Meet (Coimbra), Open de Espanha (Málaga), XXXIV Troféu Memorial Morena (Itália), Campeonato Zonal IV Africano (Angola) e Campeonatos Nacionais Angolanos, contabilizando um total de 60 medalhas. Também em território nacional, o GCVR marcou presença em cinco Meetings internacionais (Algarve, Lisboa, Coimbra, Póvoa de Varzim e Open Vale do Sousa) conquistando 20 pódios e 32 presenças em finais, competindo ainda em nove Torneios Nacionais (Espinho, Fafe, São João da Madeira, Lisboa, Guimarães, etc.)
A nível Nacional, o GCVR conseguiu 18 títulos de Campeão Nacional e 5 títulos de Vice-Campeão Nacional, num total de 42 pódios conquistados, sendo de destacar ainda a participação no Campeonato Nacional de Clubes da 1ª Divisão onde a equipa feminina do clube registou um excelente 4º lugar, um feito nunca antes conquistado por qualquer clube transmontano. Para a conquista dos 42 pódios a nível nacional, muito contribuíram os recordes nacionais alcançados pelos nadadores do GCVR. Ana Margarida Guedes conquistou 4 recordes nacionais Juvenil B nas provas de 50 Livres, 100 Livres e 100 Mariposa, Ana Sofia Leite conquistou seis recordes nacionais Sénior e Absoluto nas provas de 50 Costas, 100 Costas e 100 Livres, conquistando ainda mais dois recordes nacionais Sénior e Absoluto ao serviço da Selecção Nacional, a par de Joana Pinto, nas provas de 4x100 Livres e 4x100 Estilos. Ana Sofia Leite teve ainda mais dois grandes motivos de destaque ao conquistar a presença no Europeu de Piscina Longa em Londres 2016 onde se qualificou na prova de 100 Livres, e conquistou ainda a presença no Europeu de Piscina Curta em Israel 2015 na prova de 50 Costas. Ainda a nível dos recordes nacionais, de registar os recordes nacionais angolanos Sénior e Absoluto conquistados pela atleta Ana Sofia Nóbrega.
A nível regional, o GCVR foi o clube mais medalhado contabilizando um total de 388 pódios sendo que 164 foram de Campeão Regional e 138 de Vice-Campeão Regional, enquanto que ao nível da categoria de Cadetes foram conquistados 78 pódios (28 de primeiro, 28 de segundo e 22 de terceiro) nos três Torneios Torregri realizados. De referir ainda a participação dos atletas Cadetes em quatro Torneios fora da região (Braga, Espinho, Cantanhede e Castelo de Vide).
Após uma época de grandes resultados e sucessos, a equipa de Natação já iniciou no dia 31 de Agosto a época 2015/2016 com muita ambição e com o objectivo de manter os nadadores do GCVR a participar nas competições mais importantes e a conquistar resultados de destaque nacional e internacional.