17/08/15

NADADORAS DO GCVR EM COMPETIÇÃO NAS TAÇAS DO MUNDO DE MOSCOVO E PARIS-CHARTRES


O Ginásio Clube Vila Real esteve representado pelas atletas Ana Sofia Nóbrega e Ana Sofia Leite nas primeiras duas etapas da Taça do Mundo de Natação de 2015, a primeira realizada a 11 e 12 de Agosto em Moscovo (Rússia) e a segunda a 15 e 16 de Agosto em Paris-Chartres (França). As nadadoras vila-realenses tiveram oportunidade de competir lado a lado com vários dos melhores nadadores mundiais e assim obter uma experiência competitiva única e fundamental para a sua evolução na modalidade. Ana Sofia Nóbrega, ao serviço da Selecção Nacional Angolana, começou por competir na etapa de Moscovo onde participou em três provas individuais: nos 50 metros Mariposa onde foi 22ª com o tempo de 30.03, nos 50 metros Livres onde foi 24ª com a marca de 28.56 e nos 100 metros Livres onde foi 27ª com o tempo de 1.01.75.
Na etapa de Paris-Chartres, Ana Sofia Nóbrega foi acompanhada por Ana Sofia Leite que conseguiu a melhor classificação do GCVR ao ser 10ª na prova de 50 metros Costas com o tempo de 29.84 e ficando a dois lugares da final. Este foi um excelente resultado de Ana Leite e um óptimo indicativo para a sua participação nos Campeonatos Europeus de Piscina Curta a realizar em Netanya (Israel) entre 2 e 6 de Dezembro. A nadadora do GCVR registou ainda o 14º lugar nos 100 metros Costas com o tempo de 1.04.76, o 14º lugar nos 50 metros Livres com 26.51 e o 22º lugar nos 100 metros Livres com 58.39. Ana Nóbrega foi 16ª nos 100 metros Mariposa com o tempo de 1.06.44, 17ª nos 50 metros Livres com 28.80 e 26ª nos 100 metros Livres com 1.01.65.
As nadadoras vila-realenses estiveram assim mais uma vez em destaque numa competição internacional, registando-se ainda que na etapa de Paris-Chartres o GCVR foi o único representante luso. Após uma longa época desportiva, não é ainda altura de descanso para a atleta Ana Sofia Nóbrega pois irá iniciar já no dia 17 um estágio com a Selecção Nacional Angolana, no Complexo Desportivo de Rio Maior, com vista à participação nos XI Jogos Pan-Africanos que irão decorrer em Brazzaville (Congo) a partir de 4 de Setembro.

10/08/15

ANA SOFIA NÓBREGA COM PARTICIPAÇÃO POSITIVA NOS CAMPEONATOS DO MUNDO


A atleta Ana Sofia Nóbrega, do Ginásio Clube Vila Real, teve uma participação positiva nos Campeonatos do Mundo de Natação em Kazan (Rússia) ao serviço da Selecção Nacional Angolana, competição que decorreu entre os dias 2 e 9 de Agosto. A nadadora vila-realense competiu em duas provas individuais, os 100 metros Mariposa e os 50 metros Livres. Primeiro, na prova de 100 metros Mariposa, Ana Nóbrega conseguiu o 57º lugar nas eliminatórias com o tempo de 1.05.84. Depois, na prova de 50 metros Livres, a nadadora do GCVR realizou a marca de 28.02 que lhe valeu a 72ª posição nas eliminatórias.
A atleta Ana Sofia Nóbrega contabilizou assim mais uma participação num Campeonato do Mundo de Natação, elevando assim bem alto o nome do clube e da cidade em mais participação internacional de destaque. A nadadora do GCVR irá continuar a competir a nível internacional, mantendo-se na Rússia para a Taça do Mundo de Moscovo entre 11 e 12 de Agosto, competindo depois na Taça do Mundo de Paris-Chartres entre 15 e 16 de Agosto onde participará igualmente a atleta do Ginásio Clube Vila Real, Ana Sofia Leite.
É desta forma, com competições internacionais e ao mais alto nível, que os atletas do GCVR continuam a trabalhar para evoluir na modalidade, de forma a melhorar as suas marcas pessoais e registar os melhores resultados.

04/08/15

Ana Margarida Guedes com participação muito positiva no FOJE 2015


A atleta Ana Margarida Guedes do Ginásio Clube Vila Real competiu no Festival Olímpico da Juventude Europeia ao serviço da Selecção Nacional Pré-Júnior, competição realizada em Tbilisi (Geórgia) entre 27 e 31 de Agosto que contou com a presença de 49 países.
A nadadora do GCVR participou em duas provas individuais. Primeiro, nos 100 metros Costas onde conseguiu um excelente 18º lugar com o tempo de 1.07.78, ficando assim à porta da final. Segundo, nos 100 metros Mariposa conquistou o 22º lugar com o tempo de 1.05.63. Ana Guedes participou ainda na estafeta mista de 4x100 metros Livres que conquistou o 18º lugar com o tempo de 3.52.77.
A nadadora vila-realense terminou assim da melhor forma a época 2014/2015 com uma grande competição internacional para a qual foram convocados os atletas mais promissores para competir futuramente nos Jogos Olímpicos, com Ana Guedes a entrar nesse restrito lote funcionando assim como grande factor de motivação para as próximas épocas desportivas.

GCVR CONQUISTA CINCO MEDALHAS NOS NACIONAIS DE JUVENIS E ABSOLUTOS DE PORTUGAL


O Ginásio Clube Vila Real participou nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal, competição realizada no Complexo Olímpico de Coimbra entre 23 e 26 de Julho, que contou com a presença de 693 atletas em representação de 117 clubes. Da parte do GCVR competiram onze atletas: Ana Margarida Guedes, Ana Sofia Nóbrega, Ana Sofia Leite, Margarida Fernandes, Rita Cabral, Koen Weustink, Luis Carvalho, Miguel Ribeiro, Rafael Matias, Rodrigo Salcedas e Tomás Tinoco. Os atletas do GCVR estiveram excelente plano ao conquistar cinco medalhas, ao marcarem presença em nove finais e ainda a registar onze novos recordes pessoais.
Ao nível das medalhas, o grande destaque vai para Ana Sofia Leite que se sagrou Campeã Nacional Absoluta nas provas de 50 metros Costas, 100 metros Costas e 100 metros Livres repetindo o feito que já havia alcançado nos Campeonatos Nacionais Absolutos de Piscina Curta em Dezembro e nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores, Seniores e Absolutos, em Abril, demonstrando desta forma a sua grande superioridade nestas provas. Na prova de 50 metros Costas, Ana Leite foi 3ª na final A com o tempo de 29.70 e batida apenas pela concorrência inglesa e dinamarquesa. O mesmo viria a acontecer nos 100 metros Costas, com Ana Leite a ser 3ª na final A com o tempo de 1.03.60 e ficando a apenas 18 centésimos do Recorde Nacional Absolutos que já está na sua posse, repetindo-se novamente nos 100 metros Livres onde Ana Leite registou novo 3º lugar na final A com o tempo de 56.59 e quedando igualmente a 18 centésimos do Recorde Nacional Absoluto, mais um que lhe pertence. Ana Sofia Leite fez ainda parte da estafeta de 4x50 metros Livres, acompanhada por Ana Margarida Guedes, Ana Sofia Nóbrega e Margarida Fernandes, que se sagrou Vice-Campeã Nacional Absoluta com o tempo de 1.49.33. A quinta medalha do GCVR ficou a cargo de Koen Weustink (atleta Juvenil B) que foi 3º classificado na final de Juvenis dos 100 metros Costas com o novo recorde pessoal de 1.02.04, com a particularida de ser o melhor atleta Juvenil B. Koen Weustink conseguiu ainda nadar mais duas finais: nos 200 metros Costas onde foi 7º com o novo recorde pessoal de 2.16.24 e nos 100 metros Livres onde foi 9º com novo recorde pessoal de 55.47. Ana Sofia Nóbrega, por outro lado, foi 9ª classificada na final A dos 50 Mariposa com novo recorde pessoal de 29.48 e ainda 4ª classificada na final B dos 100 Mariposa com novo recorde pessoal de 1.04.65.
Por fim de referir que a atleta Ana Margarida Guedes competiu na estafeta de 4x50 metros Livres antes de seguir viagem para Tbilisi (Geórgia) onde irá competir no Festival Olímpico da Juventude Europeia em representação da Selecção Nacional Pré-Júnior, sendo de destacar ainda a participação da atleta Ana Sofia Nóbrega no Campeonato do Mundo de Natação que terá lugar em Kazan (Rússia) no início de Agosto.
Esta foi assim a última competição nacional do GCVR da época 2014/2015, com os nadadores vila-realenses a darem mais uma vez uma excelente réplica e conquistando importantes resultados para o clube e para a cidade, dando agora lugar às competições internacionais que se avizinham e nas quais o GCVR estará orgulhosamente representado.

CADETES DO GCVR NO III ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO DA ARNN

O Ginásio Clube Vila Real esteve representado por cinco atletas no III Estágio de Capacitação Técnica de Cadetes, realizado em Mirandela no dia 9 de Julho. Da parte do GCVR participaram: Ana Leandro, Filipe Calejo, Francisco Afonso, Jorge Salgueiro, José Martins.
Após terem obtido bons resultados no Torneio Torregri 3 de Cadetes, em Santa Marta de Penaguião, os nadadores do GCVR foram assim premiados com mais uma convocatória para um estágio que serviu para continuar a avaliar a evolução técnica destes jovens atletas que são o futuro da Natação de Competição em Vila Real.
Estes cinco jovens nadadores terminaram assim da melhor forma a época 2014/2015 e o seu percurso como atletas do escalão de Cadetes, pois irão transitar na próxima época para o escalão de Infantis com novas ambições e de quem se espera um futuro cheio de excelentes resultados na Natação.

NADADORES DO GCVR REPRESENTAM VILA REAL NOS XI JOGOS DO EIXO ATLÂNTICO


Nos XI Jogos do Eixo Atlântico estiveram presentes oito atletas a representar o Município de Vila Real na modalidade de Natação, todos eles do Ginásio Clube Vila Real: Carolina Sousa, Francisca Baptista, Inês Cruz, Margarida Fernandes, Koen Weustink, Luis Luz, Luis Pires e Rafael Matias. A competição de Natação realizou-se no dia 7 de Julho na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos, contando com a presença de 177 atletas em representação de 19 municípios ibéricos. Os atletas do GCVR estiveram em bom plano alcançando o 7º lugar para o Município de Vila Real com 120 pontos, conquistando ainda um excelente primeiro lugar e seis presenças em finais.
O primeiro lugar ficou a cargo de Koen Weustink na prova de 100 metros Costas, onde realizou um novo recorde pessoal com a marca de 1.00.09. A nível individual a registar ainda: o 5º lugar de Luis Pires na final dos 100 metros Mariposa com novo recorde pessoal de 1.03.92; o 6º lugar de Luis Luz na final dos 100 metros Bruços com 1.13.75; o 6º lugar de Carolina Sousa na final dos 100 metros Costas com o tempo de 1.11.17; o 8º lugar de Margarida Fernandes na final dos 100 metros Mariposa com o tempo de 1.10.78. Em termos colectivos, a referir ainda a presença da estafeta masculina (constituída por Koen Weustink, Luis Luz, Luis Pires e Rafael Matias) na final dos 4x100 metros Estilos onde a equipa vila-realense conquistou o 5º lugar com o tempo de 4.16.29.
Esta foi mais uma excelente participação dos atletas do GCVR, desta vez competindo em nome do Município de Vila Real e dando uma imagem muito positiva da Natação do GCVR e da cidade.

GCVR CONQUISTA RECORDE NACIONAL E 93 PÓDIOS NO REGIONAL DE VERÃO


O Ginásio Clube Vila Real esteve representado por 32 atletas no Campeonato Regional de Verão realizado nos dias 4 e 5 de Julho, competição que contou com a participação de 113 atletas em representação de 8 clubes. Cotando-se mais uma vez como a maior equipa em competição, o GCVR liderou igualmente nos pódios ao conquistar 93 (41 de primeiro, 34 de segundo e 18 de terceiro lugar) e ainda nos recordes regionais ao registar sete, somando ainda 38 novos recordes pessoais. Ana Margarida Guedes foi a responsável pelo ponto mais alto da competição ao bater o Recorde Nacional Juvenil B dos 50 metros Livres com 26.85 ao nadar o primeiro percurso da estafeta de 4x50 metros Livres. A nadadora do GCVR continua assim a somar Recordes Nacionais ao seu palmarés, cotando-se cada vez mais como uma grande referência na Natação e estando desde já convocada para o Festival Olímpico da Juventude Europeia, entre 24 de Julho a 2 de Agosto, em Tbilisi (Geórgia).
A nível dos pódios, a destacar que os quatro primeiros classificados entre os medalhados pertenceram ao GCVR: Ana Sofia Nóbrega (atleta Absoluta) com dez medalhas de 1º lugar ficou no posto mais alto do medalheiro, seguida de Ana Sofia Leite (atleta Absoluta) com nove primeiros lugares e dois terceiros lugares, Ana Margarida Guedes (atleta Juvenil B) com oito primeiros lugares e um segundo lugar, e Koen Weustink (atleta Juvenil B) com sete primeiros lugares e um segundo lugar. Tomás Tinoco (atleta Juvenil A) ficou ainda no 6º posto com nove medalhas (cinco de primeiro, três de segundo e uma de terceiro) enquanto Carlos Cruz (atleta Absoluto) e Rita Encarnação (atleta Infantil A) fecharam o top-10 com cinco medalhas cada (três de primeiro, uma de segundo e uma de terceiro).
Nos Recordes Regionais, estiveram em destaque: Ana Margarida Guedes, recordista nas provas de 800 metros Livres (com o tempo de 9.47.70) e 50 metros Costas (com 30.69); Koen Weustink, recordista nas provas de 50 metros Livres (com 24.70) e 100 metros Livres (com 54.19); Ana Sofia Nóbrega, recordista Sénior e Absoluta nos 200 metros Mariposa com 2.25.86.
Os atletas do GCVR fecharam da melhor forma a época em termos regionais repleto, tanto de títulos como de recordes pessoais e regionais, que é reflexo de toda dedicação e trabalho realizado por estes jovens vila-realenses durante toda a temporada desportiva. É tempo agora de preparar os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal que terão lugar no Complexo Olímpico de Coimbra entre 23 e 26 de Julho.

PEDRO CARVALHO REPRESENTOU O GCVR NO XVII CAMPEONATO NACIONAL MASTERS DE VERÃO


O atleta Pedro Carvalho (Escalão B) representou o Ginásio Clube Vila Real no XVII Campeonato Nacional Masters de Verão – OPEN, competição realizada em Loulé entre 3 e 5 de Julho contando com a presença de 600 nadadores em representação de 61 clubes. O nadador do GCVR esteve em bom plano nas seis provas individuais em que participou, apesar da feroz concorrência que se apresentou nestes campeonatos.
A nível dos resultados, a registar: 6º lugar nos 50 metros Costas, com 32.15; 7º lugar nos 100 metros Costas com 1.13.53; 9º lugar nos 50 metros Mariposa e nos 50 metros Livres com 30.07 e 27.66, respectivamente; 11º lugar nos 100 e 200 metros Livres com 1.03.02 e 2.36.79, respectivamente.
Esta foi a última competição do escalão Master na época 2014/2015, com o GCVR a estar mais uma vez representado num Campeonato Nacional. Pedro Carvalho deu assim uma boa imagem do clube e da cidade, funcionando ainda como um exemplo de dedicação à modalidade e ao GCVR.