24/12/14


A equipa de Natação do GCVR vem por este meio desejar um Feliz Natal a todos!!
Após as primeiras provas da época, a equipa de Natação do GCVR tem vários atletas convocados para estágios da Federação Portuguesa de Natação:

- as atletas Ana Sofia Leite, Ana Sofia Nobrega e Joana Pinto foram convocadas para as Concentrações FPN que terão lugar na Piscina Olímpica da Póvoa de Varzim em 2015.

- os atletas Ana Margarida Guedes e Koen Weustink foram convocados para o Estágio Zonal Norte da Seleção Nacional Pré-Júnior, que terá lugar na Murtosa nos dias 10 e 11 de Janeiro de 2015.

- a atleta Rita Encarnação foi convocada para o Estágio Inter-regional de Capacitação Técnica para Infantis, que terá lugar nos dias 3 e 4 de Janeiro na piscina do Clube Fluvial Portuense (Porto).

- Dez atletas foram convocados para o Estágio de Capacitação Técnica para Cadetes, a realizar em Mirandela no dia 29 de Dezembro: Margarida Cabral, Ana Leandro, Rafaela Cabral, Francisco Afonso, Tomás Marafão, Jorge Salgueiro, Filipe Calejo, José Carlos Martins, Bernardo Luz e João Gonçalves.

Parabéns a todos pela convocatória!!

22/12/14

GCVR com sete medalhas e dois Recordes Nacionais no Campeonato Nacional de Absolutos


O Ginásio Clube Vila Real marcou presença no Campeonato Nacional de Absolutos de Piscina Curta, competição realizada no Porto entre 19 e 21 de Dezembro que contou com a presença de 390 nadadores em representação de 72 clubes. Da parte do GCVR competiram quatro atletas: Ana Sofia Leite, Ana Sofia Nóbrega, Joana Pinto e Margarida Fernandes. As atletas do GCVR estiveram em grande destaque neste Campeonato Nacional ao conquistarem um total de sete medalhas (três de primeiro e quatro de terceiro) e dois Recordes Nacionais Sénior e Absoluto.
O principal destaque nesta competição vai para a atleta Ana Sofia Leite que se sagrou tri-Campeã Nacional Absoluta e bateu por duas vezes o Recorde Nacional Sénior e Absoluto na prova de 50 metros Costas. A nadadora do GCVR começou por sagrar-se Campeã Nacional Absoluta na prova de 100 metros Livres com o tempo de 55.46, dominando a prova e ficando a apenas três centésimos de segundo do Recorde Nacional Absoluto. Uns minutos depois, Ana Leite voltou a sagrar-se Campeã Nacional Absoluta, desta feita na prova de 50 metros Costas e agora sim com Recorde Nacional Sénior e Absoluto com a marca de 28.39, batendo o anterior Recorde que quedava em 28.42. Este foi um feito histórico para um atleta do GCVR, uma vez que o Recorde Nacional Absoluto é o ponto mais alto na Natação portuguesa e que consagra desde já a atleta Ana Leite como uma das melhores de sempre na modalidade. A nadadora do GCVR viria ainda a sagrar-se Campeã Nacional Absoluta na prova de 100 metros Costas com o tempo de 1.00.71 ficando a apenas dois centésimos de segundo de mais um Recorde Nacional Absoluto. Na prova de 4x50 metros Estilos, em que a equipa do GCVR ficou num excelente 4º lugar, a atleta Ana Leite nadou o primeiro percurso da prova e voltou a bater o seu Recorde Nacional Sénior e Absoluto nos 50 metros Costas fixando-o em 28.22, tornando-se definitivamente como uma das figuras da competição.
O GCVR contou ainda com mais quatro medalhas de terceiro lugar, sendo que duas pertenceram à atleta Joana Pinto. A nadadora do GCVR foi 3ª classificada nos 50 Livres com o tempo de 26.77 e ficando a apenas quatro décimas do primeiro posto, e foi ainda 3ª nos 50 Bruços com o tempo de 33.48. Ana Sofia Nóbrega conseguiu o 3º lugar na prova dos 100 Mariposa com o novo recorde pessoal e regional de 1.03.04, fazendo a sua estreia em pódios de provas individuais. Por fim, a quarta medalha surgiu na estafeta de 4x100 Livres (equipa constituída por Ana Sofia Leite, Ana Sofia Nóbrega, Joana Pinto e Margarida Fernandes) em que as nadadoras do GCVR disputaram a prova até aos últimos metros e ficando a apenas um segundo do primeiro posto, realizando o tempo de 3.53.29.
Estes Campeonatos foram memoráveis para o GCVR com as sete medalhas obtidas e culminando nos dois Recordes Nacionais obtidos pela atleta Ana Sofia Leite. Estas atletas são a imagem do trabalho realizado no clube, em que todos os obstáculos são ultrapassados com muito trabalho, dedicação e espírito de sacrifício, e só desta forma é possível alcançar resultados de grande destaque. Uma palavra ainda para o técnico João Matos por todo o excelente trabalho realizado e que se reflecte nos resultados alcançados, e por fim um agradecimento a todos os pais pelo apoio que dão a esta equipa e sem os quais não seria possível levar tão longe o esforço destes jovens.

GCVR conquista 20 pódios no Torregri 1 e Encontro de Técnicas Alternadas


O Ginásio Clube Vila Real marcou presença no Torneio Torregri 1 e Encontro de Técnicas Alternadas, competição realizada em Chaves a 20 de Dezembro que contou com a presença de 105 nadadores em representação de sete clubes. Da parte do GCVR competiram 20 atletas da equipa de Cadetes do clube: Ana Leandro, Beatriz Valente, Mafalda Leitão, Margarida Cabral, Maria Borges, Rafaela Cabral, Bernardo Luz, Dinis Campeã, Diogo Pinto, Eduardo Oliveira, Filipe Calejo, Francisco Afonso, Francisco Morais, João Gonçalves, Jorge Salgueiro, José Pedro Nunes, José Carlos Martins, Manuel Vilares, Ruben Marques, Tomás Marafão.
Na sua primeira competição da época, os nadadores do GCVR estiveram em excelente plano conquistando 20 pódios (7 de primeiro lugar, 9 de segundo e 4 de terceiro), quedando-se como a equipa com mais pódios nesta competição. Nesta competição é de realçar principalmente a evolução em termos técnicos e competitivos evidenciada pelos jovens atletas da equipa de Cadetes do GCVR, que é resultado do trabalho que estes têm realizado no clube e que começa a dar os primeiros frutos.
Estes jovens nadadores são o futuro da Natação do GCVR e estão desde já a dar os primeiros passos para conquistar mais e melhores resultados de destaque na modalidade.

15/12/14


Parabéns à nossa Ana Margarida Guedes pelo Recorde Nacional Juvenil B na prova de 100 metros Mariposa, com o tempo de 1.03.39!

GCVR com dez medalhas e Recorde Nacional no Campeonato Zonal de Juvenis


O Ginásio Clube Vila Real marcou presença no Campeonato Zonal de Juvenis, competição realizada em Estarreja entre 12 e 14 de Dezembro e que contou com a presença de 235 atletas em representação de 41 clubes. Da parte do GCVR, competiram doze atletas: Ana Margarida Guedes, Francisca Baptista, Inês Cruz, Rita Cabral, Koen Weustink, Luis Carvalho, Luis Luz, Luis Pires, Miguel Ribeiro, Rafael Matias, Rodrigo Salcedas, Tomás Barros. Os atletas do GCVR estiveram em grande plano ao conquistarem um total de 10 medalhas (5 de primeiro, 2 de segundo e 3 de terceiro), um Recorde Nacional Juvenil B e ainda nove recordes pessoais.
A nível individual, a destacar a atleta Ana Margarida Guedes (Juvenil B) que realizou o enorme feito de se sagrar Campeã Zonal em todas as provas que realizou: 100 metros Livres, 100 metros Costas, 200 metros Estilos, 200 metros Costas e 100 metros Mariposa. A nadadora do GCVR esteve a um nível excelente dominando por completo as provas em que participou, que culminou com a obtenção do Recorde Nacional Juvenil B na prova de 100 metros Mariposa com o tempo de 1.03.39. Ana Guedes começou por vencer a prova de 100 Costas no primeiro dia de competição, com o tempo de 1.05.54, vencendo depois os 200 Estilos com 2.24.95 e os 100 Livres com 59.56 no segundo dia de provas. No terceiro dia de provas, a jovem vilarealense venceu os 200 Costas com 2.22.79 completando o quarto recorde pessoal em quatro provas e partindo da melhor forma para o ponto alto da prova, o Recorde Nacional Juvenil B dos 100 metros Mariposa.
A destacar ainda o atleta Koen Weustink, responsável pela obtenção de mais cinco medalhas. O atleta do GCVR sagrou-se Vice-Campeão Zonal na prova de 200 Costas (com o tempo de 2.15.41) e ainda na prova de 100 Costas com o tempo de 1.01.18, realizando novo recorde pessoal e regional Juvenil B. Koen Weustink subiu ao pódio por mais três vezes como terceiro classificado: primeiro na prova de 100 Mariposa com o tempo de 1.01.11, depois na prova de 200 Estilos com o tempo de 2.17.40 e por fim na prova de 100 Livres com o tempo de 55.35, com dois recordes pessoais nas últimas duas provas.
Em termos colectivos, o GCVR esteve representado pelas equipas masculinas Juvenil A e B onde conseguiram sempre classificações no top-6. A equipa Juvenil B (constituída por Koen Weustink, Rodrigo Salcedas, Luis Carvalho e Miguel Ribeiro) conseguiu um excelente 4º lugar nos 4x100 Estilos com o tempo de 4.27.31 e o 6º lugar nos 4x200 Livres com a marca de 8.43.81. A equipa Juvenil A (constituída por Tomás Barros, Rafael Matias, Luis Pires e Luis Luz) conseguiu o 5º lugar nos 4x100 metros Livres com o tempo de 3.56.01.
Esta foi mais um prestação de altíssimo dos jovens nadadores do GCVR com um registo de 10 medalhas e um Recorde Nacional Juvenil B, colocando o clube como uma das equipas em destaque na competição. Após um ciclo intenso de treinos que culminou da melhor forma, é agora tempo de estes jovens apontarem desde já para os Campeonatos Nacionais de Juvenis a realizar em Abril na cidade de Coimbra.

09/12/14

GCVR conquista o 17º lugar no Campeonato Nacional de Clubes da 3ª Divisão


O Ginásio Clube Vila Real participou no Campeonato Nacional de Clubes da 3ª Divisão, competição realizada em Ponte da Barca nos dias 6 e 7 de Dezembro e que contou com a presença de 358 atletas em representação de 37 clubes. Da parte do GCVR participaram 11 atletas: Carlos Cruz, Guilherme Baptista, Koen Weustink, Luis Carvalho, Luis Luz, Luis Pires, Nuno Lopes, Rafael Matias, Ricardo Gonçalves, Rodrigo Salcedas e Tomás Barros. A equipa masculina do GCVR conquistou o 17º lugar por equipas com um total de 121 pontos, melhorando a classificação obtida na época passada e registando uma importante evolução ao nível das marcas registadas por parte de todos os participantes, como se pôde comprovar pelos nove recordes pessoais obtidos.
Ao nível das classificações individuais, a destacar o atleta Carlos Cruz que foi 7º na prova de 50 metros Livres e 10º na prova de 100 metros Livres, com recordes pessoais em ambas as provas com o tempos de 24.79 e 55.03 respectivamente. Koen Weustink com recorde pessoal nos 200 Costas (tempo de 2.14.03) conquistou o 10º posto enquanto na prova de 100 Costas foi 15º. Ricardo Gonçalves conseguiu ainda o 13º lugar nos 100 metros Bruços (tempo de 1.09.16) e o 14º lugar nos 200 metros Estilos com o novo recorde pessoal de 2.14.81.
O GCVR vai continuar por isso a estar representado no Campeonato Nacional de Clubes da 3ª Divisão, fruto do trabalho realizado pelos atletas formados no clube e que voltam a trazer excelentes resultados que em muito orgulham o clube e a cidade de Vila Real. É objectivo do GCVR continuar a trabalhar e a desenvolver estes nadadores para que na próxima edição desta prova seja possível melhorar novamente a classificação obtida.

Atleta do GCVR competiu nos Campeonatos do Mundo de Piscina Curta


A atleta do Ginásio Clube Vila Real, Ana Sofia Nóbrega, competiu nos Campeonatos do Mundo de Piscina Curta pela Selecção Nacional Angolana, competição que se realizou em Doha (Qatar) entre os dias 3 e 7 de Dezembro. A nadadora do GCVR esteve em bom plano competindo em cinco provas individuais e registando dois novos recordes pessoais.
Na prova de 200 metros Livres, Ana Sofia Nóbrega realizou o tempo de 2.07.23 ficando no 59º posto realizando assim o seu novo recorde pessoal na prova que é igualmente o novo recorde nacional absoluto angolano. Na prova de 100 metros Mariposa, a atleta do GCVR registou mais um recorde pessoal e recorde nacional absoluto angolano com o tempo de 1.03.25 ficando na 42ª posição. Na prova de 50 Mariposa, Ana Nóbrega foi 47ª com o tempo de 29.31 enquanto na prova de 50 Livres foi 66ª com o tempo de 27.21. Por fim, na prova de 100 metros Livres Ana Nóbrega foi 72ª com o tempo de 59.24.
Ana Sofia Nóbrega realizou mais uma excelente participação numa das provas mais importantes da Natação mundial, conseguindo ainda melhorar marcas pessoais. Foi com grande orgulho que o GCVR assistiu a mais uma participação internacional de um atleta do clube, sendo um factor de motivação para continuar a trabalhar no sentido de obter mais e melhores resultados na modalidade.

01/12/14

GCVR domina os Campeonatos Regionais de Juvenis e Absolutos


O Ginásio Clube Vila Real participou no Campeonato Regional de Juvenis e Absolutos e Prova de Preparação de Infantis, competição realizada na Piscina Municipal de Vila Real nos dias 29 e 30 de Novembro e que contou com a presença de 98 atletas em representação de cinco clubes. Da parte do GCVR competiram 37 atletas que obtiveram 85 pódios (34 de primeiro, 32 de segundo e 19 de terceiro lugar), 65 medalhas (26 de primeiro, 22 de segundo e 17 de terceiro lugar), nove recordes regionais, 70 novos recordes pessoais e ainda cinco mínimos para os Campeonatos Zonais de Infantis e Juvenis.
Ao nível dos recordes regionais, Ana Margarida Guedes esteve em principal destaque ao bater seis recordes regionais na categoria de Juvenis B. No estilo de Costas, conseguiu bater o recorde regional nas três distâncias: 50 Costas (tempo de 31.70), 100 Costas (tempo de 1.06.13) e 200 Costas (tempo de 2.32.48). Ana Guedes conseguiu ainda o recorde regional na prova de 50 Mariposa, com a marca de 30.53, e ainda na prova de 100 Mariposa com o tempo de 1.04.49. Por fim, a nadadora do GCVR conseguiu ainda o recorde regional Juvenil B na prova de 50 Livres com o tempo de 27.92. Em Juvenis A, Tomás Barros bateu o recorde regional na prova de 50 Costas com o tempo de 31.70. Em Juniores (16 anos) houve ainda mais dois recordes regionais: nos 1500 Livres por Carolina Sousa com o tempo de 21.22.15 e nos 100 Estilos por Catarina Santos com o tempo de 1.17.86. Ao nível das medalhas, a referir as seis medalhas de primeiro lugar conquistadas por Ana Sofia Leite e ainda as quatro medalhas obtidas por Joana Pinto (três de primeiro e uma de terceiro) e Ana Margarida Guedes (uma de primeiro e três de terceiro).
Como resultado da prestação dos atletas, de referir os atletas que obtiveram mínimos para os Campeonatos Zonais de Juvenis: Francisca Baptista (Juvenil A) na prova de 100 Livres com o tempo de 1.04.98; Luis Pires (Juvenil A) na prova de 100 Mariposa com o tempo de 1.04.70; Rafael Matias (Juvenil A) nos 100 Livres com o tempo de 57.57; Rodrigo Salcedas (Juvenil B) na prova de 100 Livres com o tempo de 59.64. A atleta Infantil A Rita Encarnação conseguiu ainda mínimos para os Campeonatos Zonais de Infantis na prova de 100 Mariposa com a marca de 1.18.56.
Os atletas do GCVR estiveram em excelente plano durante a competição ao obter vários recordes pessoais que são o resultado do trabalho realizado diariamente no clube e ainda com a conquista de vários pódios e mínimos para as mais importantes competições nas diferentes categorias. É já no próximo fim-de-semana que o GCVR irá voltar à competição com a equipa masculina a participar no Campeonato Nacional de Clubes da 3ª Divisão, em Ponte da Barca.